Aliviar a dor articular em cães

 

 

 

Aqui ficam alguns conselhos para o ajudar a aliviar a dor se o seu cão estiver a sofrer. Lembre-se, no entanto, que o melhor que pode fazer é obter um diagnóstico realizado pelo seu Médico Veterinário.

 

 

Alívio da dor articular dos cães

A saúde das articulações pode ser mantida com dieta e exercício. O excesso de peso coloca uma pressão acrescida sobre as articulações, pelo que os cães com peso excessivo apresentam uma maior probabilidade de desenvolver problemas articulares. Um peso corporal ideal é conseguido adoptando um estilo de vida saudável, o que significa que é necessário conseguir um bom equilíbrio entre a ingestão de energia (através dos alimentos) e o seu dispêndio (através do exercício).


Os cães com excesso de peso têm com frequência um estilo de vida sedentário, com a debilidade muscular a conduzir a alterações prematuras das articulações. O peso excessivo exerce também uma maior força sobre as articulações, fazendo com que o animal sofra mais. O exercício regular é importante para manter um cão saudável.

 


Para mais informação sobre dietas e exercício consultar Atenção especial aos cães obesos.

Se o seu cão tem excesso de peso e osteoartrite, a realização de um regime de exercício de baixo impacto ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo às articulações e a reduzir a inflamação. Ajuda também a controlar o peso.

 

 

Exemplos de exercícios seguros para cães com osteoartrite:

  • Andar em superfícies planas
  • Subir e descer escadas lentamente
  • Nadar (é o melhor exercício, devido ao impacto reduzido nas articulações)

Inicialmente, as sessões de exercício não devem ter uma duração superior a 5-10 minutos.

 

Uma vez que a osteoartrite canina é uma doença dolorosa, a vida do seu cão deve ser tão confortável quanto possível.
Pode ser necessário usar uma rampa para ajudar o cão a entrar e sair do carro.

Assegure-se que o alimento e a água fresca estão facilmente acessíveis. Os cães gostam de ter a sua cama numa área sossegada. 

 

Para dietas específicas para cães com osteoartrite, por favor consulte a secção “Dietas para o seu cão com dor”.